segunda-feira, 20 de abril de 2009

O YOGA E AS CRIANÇAS


O Yoga é uma antiga filosofia de vida originada na Índia há mais de 5.000 anos. Literalmente, Yoga significa União, pois ele une e integra o corpo, a mente e as nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As crianças, envolvidas no ritmo agressivo e estressante do nosso dia-a-dia, poderão encontrar harmonia e equilíbrio físico e mental através da prática constante do Yoga.

Os ásanas, técnica corporal do Yoga, agem sobre o nosso corpo de modo completo. Tonificam os músculos, soltam as articulações e melhoram a circulação sanguínea, e sobretudo, equilibrando o sistema nervoso. Massageiam os órgãos internos e glândulas e coordenam o sistema respiratório com o corpo físico.

As posturas de equilíbrio fortalecem a concentração da criança, desenvolvendo sua força de vontade e tornando-as mais seguras de si.

O relaxamento proporciona à criança, calma e auto controle, tornando-os serenos e menos “agitados”.

A prática regular do Yoga garante uma maior qualidade de vida, livre dos efeitos nocivos da correria e tensão do dia-a-dia.

Uma aula de Yoga, inclusive a praticada por crianças, é dividida em quatro etapas:

1. Ásanas – significa postura estável e confortável. Desenvolvem capacidades físicas como flexibilidade, força, equilíbrio e resistência. Os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões.

2. Pranayama – são técnicas respiratórias que purificam o organismo, buscam a calma e diminuem a freqüência cardíaca. Elas atuam em nossas emoções ajudando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior.

3. Yoganidra – técnica de descontração consciente de cada músculo e partes do nosso corpo. Utiliza-se da técnica de mentalização, usando uma cor específica, ou ainda belas paisagens ou desejos que gostaríamos de ver realizados. Essa prática traz uma calma profunda e nos torna mais serenos e equilibrados.


4. Meditação – meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.

Yoga para crianças

O Yoga desenvolve na criança a consciência de si mesma e de seu potencial, favorecendo a tranqüilidade física e mental e também a concentração, ajudando-a a viver em harmonia consigo mesma e com os outros. Auxilia também a criança a cultivar uma auto-imagem positiva, estimulando-a a experimentar e explorar o novo, a ter uma consciência mais ampliada de si e do universo que a cerca, aumentando sua auto-estima.

O Yoga pode ser praticado por crianças de todas as idades, diferenciando somente o tempo de duração da aula e a dificuldade das práticas. Durante a prática trabalhamos com as crianças uma combinação de exercícios respiratórios (pranayamas) e posições baseadas em elementos da natureza (ásanas), finalizando com um relaxamento com visualizações (yoganidra), buscando sempre trabalhar esses elementos de forma lúdica.

Mesmo que as crianças não compreendam claramente a filosofia do Yoga, esta é trabalhada, passando para elas sempre mensagens baseadas na ética, na lealdade, na honestidade e no respeito ao próximo. Todos esses conceitos são vivenciados através de histórias e brincadeiras e, desta forma, as crianças podem assimilá-los naturalmente.

O Yoga deve representar um prazer e não uma obrigação. Gosto sempre de enfatizar que o Yoga não é educação física, é uma filosofia de vida que através de seus exercícios, físicos, respiratórios e relaxamentos buscam a união e o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções.

Abaixo estão alguns benefícios do Yoga para crianças:
Consciência de si mesma e de seu potencial produtivo;
- Desenvolve através dos ásanas, a força física, flexibilidade, agilidade e consciência corporal;
- Desenvolvimento da memória e da concentração;
- Desenvolve a coordenação motora fina (habilidade para desenho e caligrafia);
- Tranqüilidade física e mental;
- Desenvolve a auto-estima e auto-imagem positiva;
- Desenvolve equilíbrio e inteligência emocional ajudando a controlar a ansiedade;
- Saúde de forma geral, gerando um estímulo ao correto funcionamento do sistema imunológico;
- Ensina a criança o hábito de relaxar, o que se torna saudável para o seu crescimento;
- Estimula os processos digestivos, combatendo prisão de ventre, úlceras, azias e má digestão;
- Melhora no humor;


- Ajudam crianças hiperativas a desenvolver controle e percepção de sua condição acelerada;

- Despertam as crianças para hábitos alimentares mais saudáveis;
- A prática ajuda indiretamente no despertar da consciência não competitiva, pois não existe recompensa na prática, nem vencedores nem perdedores.

Podemos tirar muitas conclusões a respeito desse assunto, mas através da prática constante do Yoga, as crianças ampliam as percepções do corpo e da mente, desenvolvem a concentração, auto-estima, equilíbrio e agilidade. Elas recebem ferramentas que auxiliam a superar e compreender os medos e os estados de ansiedade, de crescer com saúde física e mental, promovendo a tranqüilidade, prevenindo problemas de posturas e respiratórios. O Yoga tem se mostrado uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica.



Soraia Noel Kreischer

2 comentários:

  1. oiiiii..... passei por aqui tb viu.. muito legal

    coloca um contador de visitas para vc controlar quantas visitas vc teve...

    Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Vim prestigiar!!! Aliás, vou prestigiar!! Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...