segunda-feira, 11 de outubro de 2010

NÓS SOMOS AQUILO QUE NÓS DIGERIMOS


NÓS SOMOS AQUILO QUE NÓS DIGERIMOS

Os textos clássicos do Ayurveda apresentam uma teoria que é fundamental para uma boa saúde: Agni ou fogo digestivo. O Agni, representado pelas enzimas e pelo metabolismo, é o responsável pela digestão e absorção dos nutrientes para a formação de tecidos íntegros. A Medicina Ayurvedica afirma que o distúrbio de Agni é uma importante causa do adoecimento devido a formação de toxinas denominadas Ama. Podemos afirmar que um Agni alterado gera a formação de Ama o que prejudica a construção de tecidos saudáveis.

Aqui na Gujarat Ayurved University frequentemente ouvimos a afirmação: “digestão é mais importante que nutrição”. Isto significa que não adianta buscarmos alimentos saudáveis se o nosso processo digestivo ou Agni está prejudicado, primeiro temos que tornar a nossa digestão saudável e depois procuramos escolher os alimentos mais equilibrados de acordo com a nossa condição psico-fisica. O Ayurveda afirma que: “somos aquilo que nós digerimos”, por isto devemos utilizar na nossa dieta substancias que são promotoras do fogo digestivo.

O Ayurveda recomenda que 30 minutos antes da refeição devemos tomar uma xícara de chá de gengibre, com 3 gotas de sumo de limão e uma pitada de sal marinho para aumentar o fogo digestivo e promover a formação das enzimas necessárias a uma digestão saudável. Alem disto os condimentos como: coentro, cominho, hortelã, canela, pimenta do reino, cravo, açafrão, noz moscada e cardamomo devem ser utilizados, com moderação, pois auxiliam a função do Agni.

Na busca de uma alimentação equilibrada não apenas a qualidade mas também a quantidade dos alimentos é importante, “quantidade modifica a qualidade”. O Ayurveda recomenda dividir o estomago em quatro partes: metade ou dois quartos deve ser preenchida por alimentos, um quarto com um pouco de água ( nunca gelada) ou chá de ervas e o ultimo quarto deve permanecer vazio. A mensagem é: coma menos e procure mais qualidade que quantidade na sua dieta.

Outro importante ensinamento dos professores aqui na India é a regularidade, procure fazer as refeições dentro do mesmo horário, diariamente. Alem disto a refeição deve ser feita com o estomago vazio, ou seja, se a refeição anterior não foi digerida não devemos comer. Por ultimo os mestres de Ayurveda enfatizam a importância da dieta vegetariana: comer mais cereias integrais, legumes, verduras, raízes, frutas, castanhas, leite organico ( sem a quimica dos produtos industrializados), ghee (manteiga clarificada ) e o mel, menos carnes e derivados promove saúde física, psico-emocional, social e espiritual.

Namaste

Dr. Aderson Moreira da Rocha

Clinico geral, reumatologista e acupunturista

Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda

Viste: www.ayurveda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...