terça-feira, 2 de novembro de 2010

FELIZ DIWALI !

Diwali, a celebração das luzes que comemora a vitória do bem contra o mal: da luz sobre a escuridão.

O Diwali é um grande feriado indiano e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. É o festival das luzes, uma festividade que ocorre todo ano na India para celebrar a morte de Narakasura, que significa e simboliza a destruição das forças do mal. Durante a festividade as pessoas estreiam roupas novas e estouram fogos de artifício. As luzes significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. É comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro do calendário ocidental, dependendo do ano. Atualmente, a festividade é comemorada por todos os hindus, independentemente da fé ou religião. Neste ano será comemorado neste dia 05 de novembro.


Em muitas partes da India, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya, que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) comemorou com Rama com uma iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas em algumas línguas a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali, como no sul da India.


A vitória é representada pelo retorno de Sita e Rama ao reino de Ayodhya. Sita é raptada pelo demônio Ravana, e Rama, o príncipe de Ayodhya e marido de Sita, a resgata com a ajuda de Hanuman e Lakshmana, seu irmão. Durante a volta para o reino de Ayodhya, os habitantes acendem milhares de lamparinas para marcar o caminho, já que nesse dia, não havia a luz da lua.

O Diwali é celebrado durante dez dias, mas o dia mais importante é o último, pois é quando os indianos soltam fogos de artifício, vestem suas melhores roupas, limpam suas casas e as iluminam com lamparinas especialmente para Sita, manifestação de Lakshmi, deusa da prosperidade, que também é lembrada na festividade.

Além de ser a deusa da prosperidade, Lakshmi é considerada a deusa do amor e da beleza, por isso, os hindus decoram suas casas com os mais belos adornos, iluminam- nas com lamparinas e se enfeitam, para que Lakshmi os visite e deixe a prosperidade entrar em seus lares. A lamparina representa, também, a luz interior que dispersa toda a escuridão da ignorância. É essa luz que nos traz a consciência de quem realmente somos.

No Brasil, o Diwali também é comemorado pelas comunidades hindus, pelos praticantes de Yoga e pelas pessoas relacionadas à cultura hindu.

Segundo o jornal Times of India, “independentemente da explicação mitológica preferida, o que o festival das luzes realmente simboliza hoje em dia é a reafirmação da esperança, um compromisso renovado para com a amizade e a boa vontade, e uma celebração religiosa das alegrias simples – e não tão simples - da vida.”

Como o Natal no Ocidente, no Diwali há compras e trocas de presentes. A troca de presentes que ocorre atualmente originou-se da tradição de se presentear com doces e frutas secas.


Fonte: www.blogzenpeople.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...