domingo, 26 de junho de 2011

COLOQUE SUA ALMA NO ÁSANA


"A Yoga divina: coloque sua Alma no ásana"

"Costumo dizer que o corpo é o arco, o ásana é a flecha, e a Alma, o alvo.

O ásana deve ser honrado e virtuoso. 

"Honrado" aqui significa que deve ser sincero. Você não deve fingir nem trapacear. Cada centímetro do corpo deve ser tomado pelo ásana, desde o peito, os braços e as perna até a ponta dos dedos dos pés e das mãos, para que ele irradie do centro do corpo e ocupe todo o diâmetro e a cirunferência dos seus membros. Você deve sentir a inteligência, a percepção e a consciência em cada centímetro do corpo.

"Virtuoso" significa que ele deve ser feito com a intenção correta: não para o ego ou para impressionar, mas para o Eu e para nos aproximar de Deus. Dessa maneira o ásana é uma oferenda sagrada. Estamos rendendo o nosso ego. Essa é a suprema devoção a Deus (Isvara pranidhana).

Não basta que a mente e o corpo estejam fazendo o ásana. Você precisa estar nele; tem de colocar nele a sua Alma. Como realizar o ásana com Alma? Isso só pode ser feito com o órgão do corpo que está mais perto da Alma - o coração. 

Portanto, o ásana virtuoso parte do coração, não da cabeça. Assim, você não apenas o está fazendo, como está nele. Muitas pessoas tentam pensar em como fazer o ásana, mas você deve sentir como fazê-lo, por meio do amor e da devoção." 

B.K.S Iyengar- Luz na Vida.

PENSAMENTOS...



"Dormir mal nos faz ver tudo de maneira distorcida. O entendimento incorreto dá origem a pensamentos, palavras e ações incorretos."  

B. K. S. Iyengar

PENSAMENTOS...


"O Yoga é como a música: o ritmo do corpo, 
a melodia da mente e a harmonia da alma 
criam a sinfonia da vida."

B.K.S. Iyengar

PENSAMENTOS...



"A fé é uma função do coração.
Deve ser imposta pela razão.
As duas coisas não são antagônicas, 
como pensam algumas pessoas.
Quanto mais intensa a fé, 
mais profunda se torna a razão.
Quando a fé se torna cega, 
inevitavelmente morre a razão."
Mahatma Gandhi

sexta-feira, 24 de junho de 2011

YOGIN - O Yoga é muito mais que posturas físicas

Yogin é uma curta animação contando a história de um jovem yogi desafiando um velho mestre para uma batalha de Yoga. O egocêntrico desafiante acha que tem tudo o que é necessário para assumir o lugar do mestre, entretanto ele falha no seu projeto porque o Yoga é muito mais do que posturas físicas.



segunda-feira, 20 de junho de 2011

LIDANDO COM ÁSANAS DIFÍCEIS

Por Cacau Peres


Li esse artigo na Prana Yoga Journal e achei muito interessante e decidi transcrevê-lo.

Muitos praticantes ficam frustrados quando constatam que não conseguem executar todos os asanas do Yoga. E, mediante essa dificuldade, se “jogam” na prática, levando o corpo a movimentos extremos, na intenção de um dia “fecharem” determinado asana. Essa atitude merece reflexão, pois qual o objetivo final do Yoga? Por que, afinal, praticamos asanas? Seria a intenção final da prática somente colocar o pé na cabeça?
 
Asanas são muito mais que práticas físicas. As posturas finais não devem ser o objetivo final do praticante. Mais importante é estar presente; “atenção na ação”. Pedro Kupfer diz: O propósito é descobrir a inteligência que está escondida no corpo, a consciência que está escondida no corpo; este é o ponto de partida para poder achar a verdadeira identidade.”
 
Miguel Homem, professor de Yoga, diz: “A prática de asana é uma oportunidade para exercitar a consciência de Sakshi (consciência testemunha). Sakshi assume a posição daquele que contempla, observa sem se identificar, sem se deixar levar. Observa a ação, a execução dos asanas, sem deixar que o fluxo do pensamento e das emoções sejam levados inconscientemente pelo decorrer da prática. Mantém-se lúcido, onisciente e onipresente do seu corpo, da sua energia, das suas emoções e pensamentos. Atento, sem julgar e sem criticar. Atento para conhecer, para ampliar a consciência de si mesmo. E é nesse ampliar diário de consciência que se conquista o samadhi”.
 
Resumindo: não force seu corpo para além do que ele permite dar a você. Faça do asana um meio para chegar à meditação, esqueça o ego gritando para que execute as posturas como seu colega no tapetinho ao lado. Lembre-se que seu corpo precisa de ahimsa. Não por acaso os yamas e niyamas aparecem no Ashtanga Yoga de Patañjali mesmo antes dos asanas. Reflita. E se seu joelho não toca o chão quando tenta executar padmasana, por exemplo, respeite os limites de seu corpo. Use bloquinhos sob os joelhos e embarque na plenitude da execução do asana!

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...