sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MATÉRIA PUBLICADA NO DIA 06/01/12 NO BLOG MUNDO VERDE

MOVIMENTE-SE | Yoga


Postado por: Mundo Verde em 6 de Janeiro de 2012


Olá, pessoal! Agora que o sol resolveu dar as caras e todos estão mais animados com o verão, é hora de caprichar na prática de exercícios para não fazer feio na estação. E para isso, hoje estamos dando início à coluna Movimente-se, com uma ótima dica que além de colaborar para a boa forma, garante relaxamento e bem-estar. Para nos orientar nesta atividade, conversamos com Soraia Kreischer, que é praticante de Yoga. Confira:






Blog Mundo Verde – Quando pensamos em Yoga, logo associamos à ideia de bem-estar, equilíbrio e harmonia. Mas, além disso, a preocupação no verão é mandar os indesejáveis quilinhos embora. O Yoga pode ajudar nisso também?


Soraia Kreischer – O Yoga, assim como qualquer outra atividade física, ajuda na perda de peso. Mas, o Yoga é muito mais do que uma simples atividade física, e por esse motivo, atua em outras camadas mais profundas do nosso ser. A prática regular do Yoga cria mudanças fundamentais, aumentando a consciência do seu corpo, gerando reflexão interna e autoaceitação, mudanças que levam a transformações. A filosofia do Yoga nos ensina que o que temos nesse momento é perfeito, nos ensina a olhar e sentir o nosso corpo com mais compaixão, compreensão e amor. Essa autoaceitação e o autoconhecimento gerado através da prática constante do Yoga nos faz passar a uma verdadeira observação de nossos hábitos e com isso chegamos à raiz do que causa o ganho de peso.


BMV - Independente da estação, a ansiedade é um problema que assola algumas pessoas e faz com que elas comam mais, gerando dificuldade no controle do peso. O Yoga pode ajudar a amenizar esta situação?


SK – Sim. O Yoga é mais conhecido pela parte física, a prática de ásanas (exercícios psicofísicos), mas ele é composto por várias outras técnicas como a prática de pranayamas (exercícios respiratórios), meditação, yoganidra (técnica de descontração), entre outras.Sabemos que a ansiedade faz com que busquemos alimentos que nos trazem conforto, sensação de bem-estar. Pela prática de pranayama, por exemplo, aprendemos a controlar nossa ansiedade através do controle da respiração, abrandando assim os vrittis (oscilações mentais) e alcançando assim um estado de maior equilíbrio. Passando a observar nossos pensamentos e emoções, passamos a identificar o que é fome de alimento do que é necessidade de afeto e aceitação e assim não sentimos necessidade de buscar afeto no chocolate e nos doces.


BMV – Muitas pessoas aproveitam o verão para praticar exercícios que exigem um pouco mais de resistência física, como o triatlon e o rapel, por exemplo. No caso dessas práticas mais intensas, o Yoga pode ser um aliado se feito em conjunto a estas atividades?


SK – Além de proporcionar tônus muscular, flexibilidade e alongamento, um dos maiores benefícios que o Yoga pode oferecer aos atletas é ensinar como trabalhar sua respiração. Através de exercícios respiratórios, pranayamas, o atleta consegue alcançar ao mesmo tempo um estado de relaxamento e foco nos objetivos a serem alcançados, conferindo ao praticante de qualquer esporte, uma vantagem competitiva em relação a outros atletas não praticantes do Yoga.


BMV – Existe algum estilo de Yoga que seja mais indicado para o verão? Por quê?


SK – Independente do nome dado ao estilo, o Yoga é sempre Yoga. É uma filosofia que surgiu na Índia há mais de 5.000 anos, sua base é uma só. Com o tempo e principalmente os ocidentais foram imprimindo pequenas modificações e dando nomes a essas práticas. Mas Yoga é um só. Portanto, no verão, devemos ter apenas alguns cuidados, comuns à prática de qualquer atividade física: usar roupas leves durante a prática; beber bastante líquido (nunca durante a prática, de preferência após a prática); praticar em locais arejados, quando possível ao ar livre, em contato com a natureza; manter uma atitude positiva e saudável perante a vida.


BMV – Uma pessoa que pratica somente o Yoga consegue alcançar todos os benefícios que outras atividades físicas poderiam proporcionar a ela? Por quê?


SK – Fisicamente falando, uma prática intensa de Yoga queima calorias e ajuda a desenvolver força, resistência e flexibilidade. Uma prática de ásanas auxilia muito a desenvolver no praticante a consciência corporal e essa consciência é conduzida a todos os aspectos de nossa vida. Passamos a nos alimentar com mais atenção, dando importância à escolha dos alimentos, percebendo os efeitos destes no nosso corpo, evitando assim o que nos faz mal. Passamos a ter hábitos e atividades mais saudáveis. Mas, assim como não existem duas pessoas com metabolismos iguais, existem estilos de aulas diferentes. Para algumas pessoas, uma aula mais tranquila, focada no relaxamento, na respiração, será mais adequada e suficiente se praticada regularmente. Para outras, de metabolismo mais lento, é mais adequado uma prática mais vigorosa ou até mesmo a necessidade de associar o Yoga com outro atividade física mais aeróbica, como a caminhada e a corrida. O ideal é que a pessoa experimente aulas com diversos professores e estilos e escolha aquela que mais se encaixa às suas necessidades.


FONTE: http://mundoverde.com.br/blog/2012/01/06/movimente-se-yoga/#more-4106

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...