sexta-feira, 23 de outubro de 2009

OFICINA NA UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ!!


No dia 21 de novembro, foi ministrada pelo Prof. Júlio Freitas, uma oficina na Universidade Estácio de Sá, mais um evento promovido pelo movimento Todo Dia é Dia de Yoga!
A Oficina de Técnicas de Relaxamento e Concentração foi voltada para universitários, com o objetivo de ensiná-los técnicas simples que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia, principalmente naquelas situações que trazem uma certa tensão e nervosismo, como, vésperas de provas, apresentação de trabalhos, avaliações, etc.

Foram praticadas técnicas do yoga como: pránáyámas, ásanas, mantras, drishttis e yoganidrá. Os estudantes que participaram do oficina gostaram principalmente dos pránáyámas, as técnicas respiratorias do yoga que propiciam a expansão da bioenergia, por poderem ser praticadas em qualquer lugar e seus efeitos poderem ser sentidos logo apos sua prática.Obrigada a todos os estudantes que vieram nos prestigiar!!








Muito obrigada pela presenca de todos!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

TODO DIA É DIA DE YOGA!

No domingo anterior, 20/09/09, teve ínicio nosso movimento TODO DIA É DIA DE YOGA, um movimento que tem por objetivo levar ao maior número de pessoas possível a filosofia e prática milenar do Yoga!

Foi realizada nossa primeira aula aberta a todos e gratuita no Parque de Exposições de Itaipava, em Petrópolis, RJ.

Essa foi a minha estréia pública como instrutura de yoga e foi um sucesso!

Quero agradecer a todos que compareceram e convidá-los novamente para a próxima aula que será realizada no dia 04/10, no Parque de Exposições de Itaipava em Petrópolis, às 9:30hs.

Tragam seus amigos e familiares e venham realizar uma prática de yoga conosco!!


Alguns dos idealizadores do Movimento: Júlio, Patrícia, Soraia, Simone e Raquel!

A galera que nos prestigiou nessa estréia!



Primeira aula de Yoga no Parque!


Janurásana


Vajrásana





Sirshásana


Soraia em parshwa kakásana



Raquel em natarajásana!


Patrícia em vrikshásana!


Cíntia em Vrikshásana!
Simone em Sirshásana!
ESPERAMOS POR VOCÊS NO DIA 04/10 PARA A PRÓXIMA PRÁTICA DE YOGA!!
Informações: yogapetro@yahoo.com.br


segunda-feira, 3 de agosto de 2009

YOGA PELA PAZ 2009



O YOGA PELA PAZ é um evento sem fins lucrativos que nasceu inspirado por uma experiência feita em Washington em 1993, quando um grupo de 2500 pessoas se juntou para meditar pela diminuição da violência que, assim como em São Paulo e no Rio de Janeiro, atingia níveis preocupantes na capital americana.

Com a ajuda de uma verdadeira corrente do bem, o evento acontecerá pelo quarto ano consecutivo, no dia 16 de agosto no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No Rio de Janeiro, o evento também acontecerá no dia 16 de agosto, no Complexo New York Center - Lojas 112/113 - Barra Shopping, a partir das 10:00hs da manhã.

Informações e inscrições pelo tel: (21)3505-0000

O objetivo é reunir o maior número de pessoas possível, no ano passado foram 20.000 pessoas, para trazer mais paz às pessoas que participam do encontro e beneficiar toda a cidade.

Maiores informações no site: http://www.yogapelapaz.org/2009/

segunda-feira, 13 de julho de 2009

WORKSHOP DE ÁSANAS


Essa é uma oportunidade única de vivenciar uma prática com a Professora de Yoga Claudiane Campos, especializada em ásanas e alinhamento.
Você, praticante de yoga, não pode perder essa chance de ampliar seu conhecimento e consciência corporal.
E você, professor de yoga, não perca essa oportunidade de trocar conhecimento e experiências com essa excelente profissional de yoga.
Vagas limitadas!!! Não fique fora dessa!!
Dia 25 de julho de 2009, sábado, das 10 às 12 h.
Maiores informações no tel.: (24) 2242-9559

sábado, 27 de junho de 2009

RECEITA DE MAYA SHOT

Encontrei essa receita de um tipo de chocolate quente com especiarias e achei que ele combinaria perfeitamente com esse clima de inverno. Experimentem e me contem depois sua experiência...





Ingredientes:

100 ml de leite- usei o semidesnatado

100 ml de creme de leite – usei o de caixinha

2 colheres (sopa) de café pronto

1/2 colher (chá) de canela em pó

2 estrela-anis

1/2 fava de baunilha -coloque a fava e as sementinhas raspadas

2 bagos de cardamomo amassados

1 pedaço de gengibre fresco

1/4 colher(chá) de noz moscada

50 g de chocolate ao leite em raspas

Modo de Fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma panela, com exceção do chocolate. Leve ao fogo até entrar em fervura. Desligue o fogo e deixe em infusão por 30 minutos. Passado este tempo, retire os bagos de cardamomo, o anis ,o gengibre e a fava de baunilha , adicione o chocolate em raspas e volte ao fogo até derreter. Passe a bebida para o liquidificador e bata até espumar. Sirva imediatamente com raspas de chocolate por cima.

Aproveitem esse feriado e saboreiem essa delícia!!

Essa receita eu encontrei no site: http://www.chocolatria.com/

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Ganesha - O deus que remove os obstáculos



Ganesha
é o primeiro deus a ser reverenciado em todos os rituais Hindus. Está nas portas dos templos e casas protegendo as suas entradas. Ganesha é o Deus que remove todos os obstáculos, ele é o protetor de todos os seres. Ele também é o Deus do conhecimento. Ganesha representa o sábio, o homem em plenitude, e os meios de realização. Sua figura revela um significado profundo e necessita ser desdobrada.


Sobre sua origem


Ganesha é filho de Shiva e Parvati.

Shiva é o Deus criador do Yoga, vivia nas montanhas dos Himalayas e raramente visitava sua esposa Parvati. Shiva e Parvati abraçados são a representação do Tantra. Os Puranas dizem que a relação sexual durava milênios mas Shiva não ejaculava, tinha completo domínio (Vama Tantra), assim Shiva não tinha filhos.

Parvati gostava de se preparar para receber Shiva, mas todos os guardiões falhavam quando se tratava de Shiva, assim Parvati resolveu ter o seu próprio filho e guardião; retirou de si o material e deu vida a criança, Ganesha aprendeu a lutar bravamente e se tornou o guardião de seus aposentos.

Um dia Shiva chegou e quis entrar, Ganesha bloqueou sua entrada. Shiva não aceitou de ser impedido de entrar e ordenou que seus guardas lutassem, Ganesha venceu todo o seu exército então Shiva lutou até decaptar Ganesha.

Parvati chorou muito e reinvidicou que Shiva devolvesse a vida a seu filho , Shiva disse que ele não podia ser seu filho, realmente ele era somente filho de Parvati - a matéria mortal, assim Shiva ordenou que seu exército fossem para o norte e que trouxessem a primeira cabeça de um ser vivo que encontrassem; encontraram um elefante. Shiva colocou a cabeça de elefante sobre o corpo do menino e deu vida a ele.

Parvati exigiu que Ganesha fosse o primeiro a ser reverenciado em todos os rituais. Ganesha passou a ser filho também de Shiva e se tornou um Deus.


Significado de sua origem
Como todas as lendas encerram dentro de si um significado maior, vamos desdobrar a simbologia da história de Ganesha.

Primeiro conta os Puranas que Ganesha tem um corpo físico “criado” por Parvati, símbolo da matéria perecível, ou seja que é humano. Mostra que ele não conhece o pai - Shiva, a realidade Suprema.

Quando Parvati solicita sua proteção ele a obedece incondicionalmente (cuida a matéria, é apegado a ela). Quando seu pai chega, luta com ele (não quer perder a individualidade) não o reconhece, mas luta com bravura, quer cumprir o seu dever. O pai admira sua coragem, mas não podendo deixá-lo vencer, corta a sua cabeça (ego, mente, arrogância) e ele morre.

Parvati zangada com a morte do filho mostra a matéria não querendo perder seu “nome e forma”. Shiva coloca uma nova cabeça no filho que renasce pelas mãos de Shiva, nasce do supremo. Parvati ficando contente com as promessas de Shiva de que seu filho será reverenciado no início de todos os rituais e cerimônias e, antes de qualquer empreendimento mostra que a perda da individualidade é o ganho do absoluto, da plenitude.

O sábio vence todos os desafios, luta com bravura, remove todos os obstáculos e depois morre, perde a cabeça para ganhar uma nova dada por Shiva, o absoluto.


Simbologia


Ganesha tem uma enorme cabeça de elefante, imensa para um corpo de menino indicando sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das escrituras. Ganesha é o Sábio. Ganesha tem na fronte o Vibhuti e um pequeno tridente indicando que é filho de Shiva - o Senhor da disciplina e da aniquilação da ignorância, indica também, que o sábio tem sempre em mente o Ser Supremo.
As enormes orelhas e a cabeça de elefante representam os dois primeiros passos para a auto realização - “Sravanam”, escutar o ensinamento e “Mananam”, refletir sobre ele. A tromba representa “Viveka”, a capacidade de discriminação entre Nitya, o eterno e ilimitado, e Anitya, o não eterno.

O intelecto do homem comum está sempre preso entre os pares de opostos (as presas), o Sábio não é mais afetado por esses pares de opostos (frio-calor, prazer-dor, alegria-tristeza,etc) tendo atingido um estado de equanimidade , representado por uma das presas quebrada. O Sábio nunca esquece sua verdadeira natureza (memória de elefante).
A barriga enorme representa sua capacidade de engolir, digerir e assimilar todos os obstáculos, assim como o ensinamento escutado.

O ratinho que fica aos seus pés simboliza o Ego e seus desejos com sua voracidade e cobiça, freqüentemente roubando mais do que pode comer e estocando mais do que pode lembrar. O Sábio tem o desejo sob total controle, por isso o ratinho olha para cima e aguarda sua permissão para comer os objetos dos sentidos.

No dia de Ganesha é aconselhavel não olhar para a lua, pois conta os puranas que a lua riu de Ganesha voando pelo céu em seu veículo o ratinho(corpo). A lua representa o ignorante rindo do sábio. Esta imagem representa o Sábio tentando passar sua sabedoria infinita através de seus equipamentos finitos(corpo e mente).


Ganesha possui quatro braços que são utilizados na ação de destruir os obstáculos:
A mão superior direita carrega uma machadinha - Ishvara na forma de Ganesha (senhor dos obstáculos) decepa os apegos aos objetos como fonte de felicidade e a falsa identificação com o corpo , elimina os obstáculos para que possamos ter uma mente tranqüila e possibilitar o conhecimento.
A mão superior esquerda leva um laço e ou um lotus - Com o laço ele prende a atenção na verdade, na realidade suprema, ou seja no Eu absoluto. O Lotus é a natureza pura, absoluta e imaculada.
A mão inferior direita abençoa com Abhãya Mudrã - Estra mudrã abençoa com prosperidade e destemor. Freqüentemente encontramos um Japa-mala, mostrando que esta prosperidade está na forma de Japa (repetição de um mantra) a mais eficaz técnica de preparação da mente.
A mão inferior esquerda oferece Modaka - Modaka é um doce de leite e arroz tostado que representa a satisfação, a plenitude que se alcança com um caminho de disciplina e auto conhecimento.


Fonte: www.yogalotus.com.br

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O YOGA E AS CRIANÇAS


O Yoga é uma antiga filosofia de vida originada na Índia há mais de 5.000 anos. Literalmente, Yoga significa União, pois ele une e integra o corpo, a mente e as nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos. O Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior juntamente com o fortalecimento do corpo físico e o desenvolvimento da flexibilidade.

As crianças, envolvidas no ritmo agressivo e estressante do nosso dia-a-dia, poderão encontrar harmonia e equilíbrio físico e mental através da prática constante do Yoga.

Os ásanas, técnica corporal do Yoga, agem sobre o nosso corpo de modo completo. Tonificam os músculos, soltam as articulações e melhoram a circulação sanguínea, e sobretudo, equilibrando o sistema nervoso. Massageiam os órgãos internos e glândulas e coordenam o sistema respiratório com o corpo físico.

As posturas de equilíbrio fortalecem a concentração da criança, desenvolvendo sua força de vontade e tornando-as mais seguras de si.

O relaxamento proporciona à criança, calma e auto controle, tornando-os serenos e menos “agitados”.

A prática regular do Yoga garante uma maior qualidade de vida, livre dos efeitos nocivos da correria e tensão do dia-a-dia.

Uma aula de Yoga, inclusive a praticada por crianças, é dividida em quatro etapas:

1. Ásanas – significa postura estável e confortável. Desenvolvem capacidades físicas como flexibilidade, força, equilíbrio e resistência. Os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões.

2. Pranayama – são técnicas respiratórias que purificam o organismo, buscam a calma e diminuem a freqüência cardíaca. Elas atuam em nossas emoções ajudando-nos a lidar melhor com elas e produzindo um estado de equilíbrio interior.

3. Yoganidra – técnica de descontração consciente de cada músculo e partes do nosso corpo. Utiliza-se da técnica de mentalização, usando uma cor específica, ou ainda belas paisagens ou desejos que gostaríamos de ver realizados. Essa prática traz uma calma profunda e nos torna mais serenos e equilibrados.


4. Meditação – meditar é sentar-se quieto e observar a si mesmo. A meditação nos oferece a possibilidade de nos conhecermos mais profundamente.

Yoga para crianças

O Yoga desenvolve na criança a consciência de si mesma e de seu potencial, favorecendo a tranqüilidade física e mental e também a concentração, ajudando-a a viver em harmonia consigo mesma e com os outros. Auxilia também a criança a cultivar uma auto-imagem positiva, estimulando-a a experimentar e explorar o novo, a ter uma consciência mais ampliada de si e do universo que a cerca, aumentando sua auto-estima.

O Yoga pode ser praticado por crianças de todas as idades, diferenciando somente o tempo de duração da aula e a dificuldade das práticas. Durante a prática trabalhamos com as crianças uma combinação de exercícios respiratórios (pranayamas) e posições baseadas em elementos da natureza (ásanas), finalizando com um relaxamento com visualizações (yoganidra), buscando sempre trabalhar esses elementos de forma lúdica.

Mesmo que as crianças não compreendam claramente a filosofia do Yoga, esta é trabalhada, passando para elas sempre mensagens baseadas na ética, na lealdade, na honestidade e no respeito ao próximo. Todos esses conceitos são vivenciados através de histórias e brincadeiras e, desta forma, as crianças podem assimilá-los naturalmente.

O Yoga deve representar um prazer e não uma obrigação. Gosto sempre de enfatizar que o Yoga não é educação física, é uma filosofia de vida que através de seus exercícios, físicos, respiratórios e relaxamentos buscam a união e o equilíbrio entre o corpo, a mente e as emoções.

Abaixo estão alguns benefícios do Yoga para crianças:
Consciência de si mesma e de seu potencial produtivo;
- Desenvolve através dos ásanas, a força física, flexibilidade, agilidade e consciência corporal;
- Desenvolvimento da memória e da concentração;
- Desenvolve a coordenação motora fina (habilidade para desenho e caligrafia);
- Tranqüilidade física e mental;
- Desenvolve a auto-estima e auto-imagem positiva;
- Desenvolve equilíbrio e inteligência emocional ajudando a controlar a ansiedade;
- Saúde de forma geral, gerando um estímulo ao correto funcionamento do sistema imunológico;
- Ensina a criança o hábito de relaxar, o que se torna saudável para o seu crescimento;
- Estimula os processos digestivos, combatendo prisão de ventre, úlceras, azias e má digestão;
- Melhora no humor;


- Ajudam crianças hiperativas a desenvolver controle e percepção de sua condição acelerada;

- Despertam as crianças para hábitos alimentares mais saudáveis;
- A prática ajuda indiretamente no despertar da consciência não competitiva, pois não existe recompensa na prática, nem vencedores nem perdedores.

Podemos tirar muitas conclusões a respeito desse assunto, mas através da prática constante do Yoga, as crianças ampliam as percepções do corpo e da mente, desenvolvem a concentração, auto-estima, equilíbrio e agilidade. Elas recebem ferramentas que auxiliam a superar e compreender os medos e os estados de ansiedade, de crescer com saúde física e mental, promovendo a tranqüilidade, prevenindo problemas de posturas e respiratórios. O Yoga tem se mostrado uma ferramenta poderosa na formação do caráter e da personalidade de quem o pratica.



Soraia Noel Kreischer
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...