sábado, 18 de dezembro de 2010
sábado, 13 de novembro de 2010
ISSO TAMBÉM VAI PASSAR...
Um rei estava fazendo um anel de brilhantes e pediu aos sábios da corte
que dissessem uma frase curta para que ele guardasse dentro do diamante
e pudesse ler em um momento de desespero.
Um sábio deu-lhe um pequeno papel,
dizendo que havia recebido de um homem santo,
mas disse ao rei que ele só poderia abrir o papel
quando estivesse em profundo desespero.
O reino foi invadido, e quando tentava fugir dos inimigos,
o rei perdeu seu cavalo e quando estava encurralado, leu a frase:
Isso também vai passar!
Imediatamente, uma paz indescritível tomou conta do rei
e ele lutou para reconquistar seu reino.
Na entrada, foi recebido pelos súditos com uma grande festa
e sentiu-se muito orgulhoso.
Enquanto sua carruagem era acompanhada por músicos
e pessoas de todos os lugares para saudar o rei,
o sábio que dera o anel, apareceu e disse que ele deveria ler a frase.
Mas, agora sou vitorioso, não estou desesperado
e não preciso ler a frase, disse o rei.
Leia a frase, pediu o sábio e o rei abriu o anel e leu:
Isso também vai passar...
O rei compreendeu que assim como os momentos ruins,
os momentos bons também passam...
E o sábio disse:
Tudo passa. Apenas você permanece.
Om Shanti
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Mídias sociais transformam consumidores em parceiros
Por Eduardo Marques
“Nós não estamos numa época de mudanças, mas sim em uma mudança de época”. A frase de Chris Anderson, editor da revista Wired e autor dos livros A Cauda Longa e Free resume muito bem o nosso atual período e abre espaço para conjunturas do que vem por aí.
A crescente interação social promovida na internet nos últimos anos mudou de maneira definitiva o papel de como nos relacionamos com produtos e marcas e entre nós mesmos. O fácil acesso à informação e a rápida multiplicação das nossas opiniões gerou milhares de artigos e teses que tentam explicar, ou ao menos nos situar, sobre as mudanças ocasionadas na maneira como fazemos negócios e nos expomos nesse início da era das mídias sociais.
Há, porém, no extenso material criado sobre essas mudanças, um denominador em comum. A mudança das relações existentes entre empresas, colaboradores e consumidores. Tudo bem que cada um desses ainda possui o seu papel bem definido, porém, está na interação entre eles a grande mudança.
Partindo do princípio que são as pessoas (e não os seus papéis sociais) que na internet emitem opiniões, indicam, idolatram ou destroem a reputação de algo ou alguém, porque continuará a empresa a tratar o consumidor como se fosse somente um número? Afinal, hoje a sua opinião tem meios reais de proporcionar efeitos de manada em um tempo incrivelmente curto. Como na natureza, a necessidade está criando uma mudança de atitude.
A empresa que ouve, colabora, atua junto e conhece o seu consumidor tem em troca uma pessoa que aprova, indica, se apaixona e atua junto com a marca. Uma relação harmônica onde os interesses ficam claros e todos ganham.
Resistir a essas mudanças é inútil. Há pouco tempo, no final dos anos 90, gravadoras americanas travaram uma luta contra o compartilhamento de música através do Napster. Em vez de se adaptarem às mudanças, tentaram de todo modo manter a fórmula do seu negócio ao ponto de acusar os seus consumidores (aqueles que compartilhavam música) de criminosos. Hoje, rendidos, tiveram que mudar sua fórmula.
Por outro lado, no Brasil empresas como a CityBest, a ClickOn e o Peixe Urbano estão conquistando legiões de fãs por apostar exatamente no poder das multidões.
É hora de esquecer a massificação. Pessoas são diferentes e gostam de ser tratadas como tal. Com a facilidade na aquisição de dados e com os cruzamentos de informações através de técnicas de Data Mining, hoje podemos conhecer cada vez melhor o nosso público.
Conversar, tratar e oferecer ao consumidor o que ele deseja está mais fácil do que nunca. Enfim, a possibilidade de transformar consumidor em parceiro quebra um paradigma e abre uma oportunidade. O que sua empresa irá fazer? Nadar contra a maré ou aceitar o novo mundo?
Eduardo Marques é gestor de projetos web da dBrain, agência especializada em marketing de canais. Contatos: marques@dbrain.com.br ou www.dbrain.com.br.
Fonte: www.varejista.com.br
terça-feira, 2 de novembro de 2010
FELIZ DIWALI !
O Diwali é um grande feriado indiano e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. É o festival das luzes, uma festividade que ocorre todo ano na India para celebrar a morte de Narakasura, que significa e simboliza a destruição das forças do mal. Durante a festividade as pessoas estreiam roupas novas e estouram fogos de artifício. As luzes significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. É comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro do calendário ocidental, dependendo do ano. Atualmente, a festividade é comemorada por todos os hindus, independentemente da fé ou religião. Neste ano será comemorado neste dia 05 de novembro.
Em muitas partes da India, é o Baile do Rei Rama de Ayodhya, que após 14 anos de exílio na floresta derrotou o mal Ravana. O povo de Ayodhya (a capital do seu reino) comemorou com Rama com uma iluminação em fileiras (avali) das lâmpadas (Deepa), dando assim o seu nome: Deepavali. Esta palavra, em devido tempo, se tornou Diwali em hindi. Mas em algumas línguas a palavra não sofreu qualquer alteração e, portanto, o festival é chamado Deepavali, como no sul da India.
O Diwali é celebrado durante dez dias, mas o dia mais importante é o último, pois é quando os indianos soltam fogos de artifício, vestem suas melhores roupas, limpam suas casas e as iluminam com lamparinas especialmente para Sita, manifestação de Lakshmi, deusa da prosperidade, que também é lembrada na festividade.
Além de ser a deusa da prosperidade, Lakshmi é considerada a deusa do amor e da beleza, por isso, os hindus decoram suas casas com os mais belos adornos, iluminam- nas com lamparinas e se enfeitam, para que Lakshmi os visite e deixe a prosperidade entrar em seus lares. A lamparina representa, também, a luz interior que dispersa toda a escuridão da ignorância. É essa luz que nos traz a consciência de quem realmente somos.
Segundo o jornal Times of India, “independentemente da explicação mitológica preferida, o que o festival das luzes realmente simboliza hoje em dia é a reafirmação da esperança, um compromisso renovado para com a amizade e a boa vontade, e uma celebração religiosa das alegrias simples – e não tão simples - da vida.”
Como o Natal no Ocidente, no Diwali há compras e trocas de presentes. A troca de presentes que ocorre atualmente originou-se da tradição de se presentear com doces e frutas secas.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
NÓS SOMOS AQUILO QUE NÓS DIGERIMOS
NÓS SOMOS AQUILO QUE NÓS DIGERIMOS Os textos clássicos do Ayurveda apresentam uma teoria que é fundamental para uma boa saúde: Agni ou fogo digestivo. O Agni, representado pelas enzimas e pelo metabolismo, é o responsável pela digestão e absorção dos nutrientes para a formação de tecidos íntegros. A Medicina Ayurvedica afirma que o distúrbio de Agni é uma importante causa do adoecimento devido a formação de toxinas denominadas Ama. Podemos afirmar que um Agni alterado gera a formação de Ama o que prejudica a construção de tecidos saudáveis. Aqui na Gujarat Ayurved University frequentemente ouvimos a afirmação: “digestão é mais importante que nutrição”. Isto significa que não adianta buscarmos alimentos saudáveis se o nosso processo digestivo ou Agni está prejudicado, primeiro temos que tornar a nossa digestão saudável e depois procuramos escolher os alimentos mais equilibrados de acordo com a nossa condição psico-fisica. O Ayurveda afirma que: “somos aquilo que nós digerimos”, por isto devemos utilizar na nossa dieta substancias que são promotoras do fogo digestivo. O Ayurveda recomenda que 30 minutos antes da refeição devemos tomar uma xícara de chá de gengibre, com 3 gotas de sumo de limão e uma pitada de sal marinho para aumentar o fogo digestivo e promover a formação das enzimas necessárias a uma digestão saudável. Alem disto os condimentos como: coentro, cominho, hortelã, canela, pimenta do reino, cravo, açafrão, noz moscada e cardamomo devem ser utilizados, com moderação, pois auxiliam a função do Agni. Na busca de uma alimentação equilibrada não apenas a qualidade mas também a quantidade dos alimentos é importante, “quantidade modifica a qualidade”. O Ayurveda recomenda dividir o estomago em quatro partes: metade ou dois quartos deve ser preenchida por alimentos, um quarto com um pouco de água ( nunca gelada) ou chá de ervas e o ultimo quarto deve permanecer vazio. A mensagem é: coma menos e procure mais qualidade que quantidade na sua dieta. Outro importante ensinamento dos professores aqui na India é a regularidade, procure fazer as refeições dentro do mesmo horário, diariamente. Alem disto a refeição deve ser feita com o estomago vazio, ou seja, se a refeição anterior não foi digerida não devemos comer. Por ultimo os mestres de Ayurveda enfatizam a importância da dieta vegetariana: comer mais cereias integrais, legumes, verduras, raízes, frutas, castanhas, leite organico ( sem a quimica dos produtos industrializados), ghee (manteiga clarificada ) e o mel, menos carnes e derivados promove saúde física, psico-emocional, social e espiritual. Namaste Dr. Aderson Moreira da Rocha Clinico geral, reumatologista e acupunturista Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda Viste: www.ayurveda.com.br |
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
RELANÇAMENTO - "NOVOS PARADIGMAS AMBIENTAIS"
NOVOS PARADIGMAS AMBIENTAIS
Desenvolvimento ao ponto sustentável
Ecologia profunda – ecovilas – comunidades sustentáveis – permacultura –
dinheiro alternativo – energia-do-ponto-zero – espiritualidade
Ricardo Braun
3ª Edição
184 páginas
ISBN 85.326.2555-X
A obra é um guia de experiências e práticas inovadoras no campo das comunidades sustentáveis no Brasil e em diversos países. Mostra como em torno das ecovilas aplicam-se os novos paradigmas ambientais, tais como a ecologia profunda, a permacultura, o dinheiro verde, as tecnologias ecológicas e o processo de desenvolvimento da espiritualidade avançada: do “interior para o exterior”, o desenvolvimento da ecologia interna, através do autoconhecimento e do equilíbrio emocional, que contribuem com a sustentabilidade da ecologia externa.
De acordo com o autor, é possível construir uma nova civilização mais integrada formada por indivíduos que vão ajudar no direcionamento do processo de sustentabilidade de nosso Planeta, conforme recomendado na Declaração do Milênio durante a Cúpula da Terra em Joanesburgo em 2002. Os potenciais leitores são todos os estudiosos do meio ambiente e implementação da Agenda 21, bem como os leitores interessados na questão das comunidades sustentáveis e alternativas para um mundo mais sustentável.
Encomendas
Tel. 24-2233.9000 www.vozes.com.br
Veja também:
- A EMERGÊNCIA DO PARADIGMA ECOLÓGICO
Reflexões ético-filosóficas para o século XXI.
- AGRICULTURA ECOLÓGICA
Preservação do pequeno agricultor e do meio ambiente
- SABER AMBIENTAL
Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
SÉRIE JOANA - "EM BUSCA DA ILUMINAÇÃO"
“Em Busca da Iluminação”
O que uma joaninha tem haver com yoga?... Talvez nada, mas Joana sim, esta tem tudo haver. Pois ela, como quase todos nós, esta em busca de equilíbrio, de harmonia com o mundo e sobretudo com ela mesma.
Esta série “Em Busca da Iluminação”, foi desenvolvida exclusivamente para o 1º FESTIVAL DE YOGA DE PETRÓPOLIS, a partir de um convite e a oportunidade de levar ao Festival uma forma inusitada de olhar para o Yoga, uma prática cada vez mais crescente mas ainda um tanto mistificada.
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
PROJETO PARTICIPE E RECICLE
Você já começou a agir?
Faça parte de uma nova geração. Participe! E Recicle.
Se você ainda não possui um projeto de responsabilidade ambiental em seus negócios, ou deseja complementar suas atividades, entre em contato conosco.
O que é o Projeto Participe & Recicle?
É uma alternativa para empresas, escolas e instituições realizarem um projeto de responsabilidade ambiental de maneira prática e concreta.
O projeto consiste em implantar e operacionalizar soluções para arrecadação, encaminhamento e reprocessamento e reciclagem de pilhas, baterias, celulares e outros resíduos tecnológicos no Brasil.
Ao aderir ao projeto, sua empresa, escola ou instituição receberá mini coletores e um display coletor para depositar materiais. Nós cuidaremos de toda a logística de entrega e retirada dos materiais e o direcionamento para o processo de reciclagem adequada.
Por que pilhas, baterias, celulares e outros resíduos tecnológicos?
Porque a existência de metais pesados tais como mercúrio, chumbo, lítio, níquel, bismânio e cádmio na composição química desses resíduos provocam danos irreversíveis à saúde humana e ao meio ambiente em caso de destinação ambientalmente incorreta e inadequada, como lançamento em lixões, aterros não controlados, cursos d'água e reservas ambientais
Quem de nós não tem um celular que não funciona mais e não sabe pra onde enviar sem poluir o meio ambiente? O Projeto Participe & Recicle é uma solução prática para coletar estes materiais e destiná-los ao processo de reciclagem ou reutilização adequados.
sábado, 7 de agosto de 2010
LANÇAMENTO DO eBOOK : "INCENTIVOS VERDES"
terça-feira, 27 de julho de 2010
VO2 monta o maior tatame da cidade
A academia petropolitana VO2, em funcionamento há apenas um mês, construiu o maior tatame da cidade, com 200m², e oferece muaithai, judô, jiu jitsu, karatê, krav magá e submition. “Nós focamos na luta porque existe um histórico em Petrópolis. Temos o maior tatame da cidade e um dos maiores do estado. Além disso, temos um espaço de aproximadamente 300m² para musculação, como também aulas de ginástica (step, jump, bikeindoor, axé) e yoga.”
De acordo com Rodrigo Ferreira, um dos sócios, a proposta da VO2 é a prevenção contra futuros problemas de saúde. “A nossa idéia foi criar uma academia onde as pessoas pudessem fazer um investimento na sua saúde”. Com isso em mente, criaram inclusive um plano especial para pessoas com mais de 60 anos.
Localizada na Rua Buenos Aires, a VO2 abriu as portas no último dia 21 de junho e já conta com 200 alunos. A meta é alcançar 1200. Segundo Francisco Caruso, outro sócio do empreendimento e proprietário do prédio, a ideia da academia foi aproveitar a estrutura, onde antes já existia uma outra academia. Eles dividem a sociedade da VO2 também com Hélio André, que, assim como Rodrigo, é formado em Educação Física.
“O mínimo que podemos oferecer é conforto. E 1200 alunos cabem de forma confortável dentro do espaço que temos. São dois vestiários masculinos e dois femininos. “Não investimos em piscina devido ao custo fixo dela. Além disso, Petrópolis é uma cidade fria. Mas nós temos um projeto para daqui a dois anos, dois anos e meio: colocarmos uma piscina pequena, com o foco em idosos e crianças”.
Atualmente, a VO2 conta com uma equipe de 20 professores, além de recepcionistas e faxineiros, entre outros. No último andar tem ainda o estacionamento, com três andares, que funciona também como rotativo, para quem quiser utilizá-lo.
A partir de agosto começam as aulas de pilates, boxe e dança de salão. Dentre os próximos projetos está a inclusão de aulas de capoeira na grade de opções.
O prédio é ocupado no subsolo pela distribuidora Caruso Melucci Lauria, dirigida por Francisco Caruso, que tem mais de 70 anos de história.
Obs: A aula de Yoga é dada por mim, profª Soraia Noel Kreischer, às terças e quintas, de 19:30 às 20:30 h.
Essa matéria saiu na Tribuna de Petrópolis no dia 25/07/2010
Fonte:http://www.e-tribuna.com.br/site2010/index.php?option=com_content&view=article&id=506:vo2-monta-o-maior-tatame-da-cidade&catid=59:cidade&Itemid=27&ml=5&mlt=system&tmpl=component
PENSAMENTOS...
"Se soubesse que o mudo se desintegraria amanhã, ainda assim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos.
domingo, 18 de julho de 2010
MEDITAÇÃO ZAZEN EM PETRÓPOLIS
terça-feira, 29 de junho de 2010
FORMAÇÃO TERAPEUTA EM AYURVEDA EM PETRÓPOLIS
Caros Futuros Terapeutas e Interessados em nossa Formação em Ayurveda,
Nosso programa foi desenvolvido de forma a garantir um total aproveitamento dos temas propostos, através de uma explanação detalhada teoricamente e uma imediata vivência plena do tema em exercício.
A formação ocorrerá conforme os seguintes parâmetros:
Objetivo: Através das bases da Medicina Ayurvédica e sua tradição milenar, tornar o aluno, apto a utilizar esse importante arsenal terapêutico tanto de forma profilática quanto instrumento na restauração da saúde.
Público Alvo: Alunos da área da saúde interessados na Medicina Complementar e suas formas naturais de manutenção da saúde através de uma abordagem holística do ser. Massoterapeutas, Esteticistas, Praticantes de Yoga, público em geral que se identifica com a ideologia oriental.
Carga Horária: o Curso será dividido em 10 módulos presenciais de 16 horas/aula em um final de semana por mês, durante 10 meses. Mais 10 módulos não presenciais.Totalizando cerca de 300 horas/de estudo
Um rico material didático e a experiência longa do instrutor são apenas alguns dos diferenciais deste treinamento , que vem sendo realizado em diversas clínicas, escolas e spas , habilitando profissionais que se interessam pela abordagem holística e o universo milenar de Ayurveda.
Programação Presencial:
Módulo I
Sáb - Introdução a Medicina Ayurvédica, Seu surgimento na planície gangética até os dias atuais. A teoria Tridosha, Identificando os biótipos constitucionais. A ação dos doshas no metabolismo.
Dom- Identificando os doshas e sua ação em nosso sistema bioenergético, Observação e questionamento. A relação Saúde/ Doença sob a ótica Ayurvédica. Dinacharya - a rotina diária como mantenedora da saúde.
Módulo 2
Sáb - Fisiologia Ayurvédica - Tecidos e Sistemas Parte 1
Dom- Fisiologia Ayurvédica- Tecidos e Sistemas Parte 2
Módulo 3
Sáb - Nutrição Ayurvédica – o Conceito de Rasa, o uso do Ghee.
Dom- Ervas e Especiarias usadas na culinária trivial e seu poder terapêutico.
Módulo 4
Sáb- O indivíduo Vata, Principais queixas no quadro de agravamento, Condutas de equilíbrio.
Dom- Tratamentos Específicos, Shirodhara, preparo de óleos medicinais e Navarakizhi.
Módulo 5
Sáb - O indivíduo Pitta, principais queixas no quadro de agravamento, Condutas de equilíbrio.
Dom – Predisposição á doenças. O uso de Lepas, Ghee medicado, Elakizhi.
Modulo 6
Sáb – O indivíduo Kapha, principais queixas no quadro de agravamento, Condutas de equilíbrio.
Dom – Udwarthanan, Garshana, banhos de imersão medicada.
Módulo 7
Sáb – Tratamentos Específicos de uso Tópico- Kati basti, Janu basti, Hridra basti, Netra Basti.
Dom – Desintoxicação Ayurvédica. Comentários sobre os 5 métodos, benefícios e indicações.
Módulo 8
Yoga e Ayurveda
Módulo 9
Fitoterapia Ayurvédica
Módulo 10
Estética Ayurvédica
Nossa parceria com instituições de ensino na India, tais como o Sukhayu Ayurveda and Panchakarma Center de Jaipur, permite durante e após o treinamento um suporte permanente ao nosso aluno para uma prática segura e coerente com a tradição indiana.
Como opção os alunos que desejarem um maior aprofundamento numa Educação Continuada, terão a creditação do conteúdo programático desta formação para os Cursos avançados na India.
Curriculum Resumido do Instrutor:
José Luiz Azevedo
Endereço eletrônico: ayurvedabrasil@hotmail.com
Formação e Trajetória:
Terapeuta Ayurvédico - International Academy of Ayurveda, Pune ,India.
School of Ayurveda and Pancha Karma, Kerala - India
Atharva Ayurvedic Clinic – Dr. Pankaj Patil – Terapeuta Assistente
Dr. Chowdary Ramil Ayurvedic Clinic- Katmandu, Nepal – Assistente
Representante Exclusivo na America do Sul da Sukhayu Ayurveda & Panchakarma – Jaipur – India
www.ayurvedicdietsolutions.com/ourassociates
Ex- diretor da Associação Brasileira de Ayurveda
Valor da formação : R $ 3.500,00
Parcelados em 10 cheques de R $ 350,00
Professores do SHIVA ESPAÇO de YOGA 20% Off – demais Yoguis 10% OFF
Todo Material Didático e Certificados Inclusos